Hoje, sinta a presença de Deus, que nos ama e tudo dispõe em nosso favor, confie em seu poder divino.


Abra seu coração para a luz e mentalize energias de perdão, de paz, de alegria e de amor.


Firme o propósito de manter essa sintonia, fazendo brilhar a luz que você tem em seu coração.


Sejam bem vindos ao nosso blogg.

Abraços fraternos.

Familia Redivivo.

terça-feira, 26 de abril de 2011

O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA PASCOA







Páscoa é uma festa solene, por meio do qual os hebreus ( depois judeus, israelitas) instituíram para comemorar a sua saída do Egito, onde eram escravizados, em direção à “terra prometida” ( Canaã ) Essa celebração recebeu o nome de Pessach, que em judaico significa passagem da escravidão à liberdade. Daí surgiu o nome Páscoa. A festa de Páscoa realizava-se em Jerusalém, atraia multidões e durava sete dias, durante os quais se comia só pão sem fermento em lembrança do que eles passaram até chegar à Terra prometida.


Nós não vamos contar aqui, toda a historia dos hebreus, mas queremos lembrar que sua vida durante séculos no Egito era muito dura, uma verdadeira escravidão. Moises foi o grande legislador e libertador do povo hebreu do jugo dos egípcios. Portanto é com grande jubilo que eles comemoram sua saída do Egito. A esperança de retornarem a sua terra natal estava viva em cada coração. Trabalhando duramente como escravos, eles alimentavam a esperança de um dia se libertar da opressão. E aconteceu!!!

Enquanto os judeus realizavam a Páscoa para comemorar sua saída do Egito, os cristãos realizavam para comemorar a ressurreição de Cristo.

Na interpretação espiritual a Páscoa é como um despertar do ser humano para uma consciência do potencial que tem e do quanto pode, uma vez desenvolvido, ajuda-lo a viver melhor e mais feliz em todos os sentidos. Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “Boa Nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.

A morte de Jesus Cristo representa o fim dos tormentos. A sua ressurreição simboliza o início de uma vida iluminada e regrada pelas leis de Deus.

Espiritualmente falando, dentro de nós existe um Egito opressor e uma terra prometida- Canaã. É hora de meditação e reflexão. . Voltemos para o nosso interior. Analisemos nossa situação mental e espiritual. Estamos sob algum jugo? Estamos oprimidos? Escravos de alguma coisa? Amarrados em algum fato? Presos emocionalmente a algum problema? Se isto está acontecendo conosco, podemos estar certos, ainda estamos presos no Egito. Egito aqui, na nossa interpretação, nada mais é do que as forças negativas alojadas na nossa alma. Mas se estamos lutando, plantando a boa semente da liberdade através de pensamentos positivos e atos limpos, estamos, sem dúvida, nos libertando do Egito, ou melhor, dessas forças negativas, a caminho da terra prometida, a terra de Canaã. Para os hebreus era a terra dos seus sonhos! A terra da esperança! A terra da liberdade!

Assim também, em nossa consciência mais profunda está a Canaã espiritual, mundo de paz, liberdade e prosperidade. Mas não é fácil atingi-la. É preciso muito esforço, muita disciplina, muita renúncia, coragem e força de vontade. Exatamente como aconteceu com os hebreus durante 40 anos de retorno, enfrentando as intempéries e obstáculos de toda ordem, passando necessidades, acontece também com aquele que deseja retornar à Casa do Pai, ao Reino de Deus, que, em outras palavras, quer dizer, ao reino da paz e da liberdade.

A ressurreição do Cristo comemorada na Páscoa pelos cristãos é, sem dúvida, um reforço do que estamos dizendo. Se Cristo ressuscitou , nós também ressuscitaremos. E essa ressurreição é uma operação de dentro para fora. É um renascer de forças interiores capazes de mudar os atos e a diretriz da vida. Isto é Páscoa no sentido mais profundo.

O sofrimento do Cristo na matéria , as injúrias, a injustiça, os açoites, a coroa de espinhos, a cruz de que se libertou significam o Egito dos hebreus. A Canaã de Jesus é o mundo espiritual superior ( que muitos chamam de céu) que o aguardava. Mesmo na carne, Jesus desfrutava das delicias da Canaã interior.

O domingo de Páscoa marca a passagem da morte para a vida, das trevas para a luz e significa RENASCIMENTO, ESPERANÇA e ALEGRIA. Representa uma oportunidade de fazermos uma retrospectiva em nossas vidas e estabelecermos um ponto de recomeço, de sermos melhores, de sairmos do “Egito”

Como a Páscoa Cristã representa a vitória da vida sobre a morte, queremos deixar firmado o conceito que aprendemos no Espiritismo, que a vida só pode ser definida pelo amor, e o amor pela vida. Foi por isso que Jesus de Nazaré afirmou que veio ao mundo para que tivéssemos vida em abundância, isto é, plena de amor.!


REFLEXÃO:- SIGNIFICADO DA PÁSCOA

Páscoa....
Ressurreição do sorriso... Ressurreição da alegria de viver...
Ressurreição do amor... Ressurreição da amizade...
Ressurreição da vontade de ser feliz....
Ressurreição dos sonhos, das lembranças e de uma verdade que está acima dos ovos de chocolate ou até dos coelhinhos.
Cristo morreu, mas ressuscitou e fez somente para nos ensinar a matar os nossos piores defeitos e ressuscitar as maiores virtudes do íntimo de nossos corações!

Que esta seja a verdade da sua Páscoa!!

Feliz Páscoa !!!! a todos!!!!

Bibliografia :
O Trevo ( março de 2001 ) publicado na Revista André Luiz/ 1983 ( Natalino D´Olivo)
Texto “Visão Espírita da Páscoa – Site “Caminhos da Luz ( Amílcar Del Chiaro Filho )

terça-feira, 12 de abril de 2011

SUPERAÇÃO



Quando o assunto é superação, todos nós temos sempre um exemplo a dar.


Procurem sempre ver a vida pelo aspecto positivo e não pensem apenas nas quedas que tiveram, mas sim na força que tiveram para superar as suas próprias limitações.

Não vejam apenas as dificuldades do caminho, mas percebam quanta força há dentro de vocês. Deus está amparando nós em todos os momentos, principalmente nos momentos mais difíceis. Mas o mérito é todo nosso. Nós não podemos interferir no livre arbítrio de cada um, todos sabem, mas precisamos confiar mais em nós, no nosso potencial de amor infinito que Deus coloca em cada um de nós.

As dificuldades e os defeitos que ainda achamos que possuimos, são um exercício para auto superação. É preciso apenas confiar mais e saber que há um mundo de possibilidades e luz em nossos caminhos. Se caiu, levante-se e confie que amanhã será melhor e terá adquirido mais forças para o seu caminho.

A vida às vezes pode parecer difícil, mas nunca devemos nos deixar abater. Devemos sempre ser fortes e capazes de lutar, procurando sempre superar todas as dificuldades. Buscar sempre apoio nos nossos amigos espirituais queridos. Não vamos querer ser solitários e orgulhosos devemos buscar ajuda, porque só assim nós conseguiremos a superação de algo. Devemos sempre nos lembrar que para nos superar precisamos estar em equipe, junto de quem nos ama e quem nós amamos.

A vida é uma superação diária. Vivemos em um momento em que nossa fragilidade é evidenciada todo tempo. A vida não tem sido fácil para nenhum de nós e a sensação mais forte é a de que somos testados e lançados ao encontro de nossa capacidade de superação. Nossas mentes e emoções tem sido exigidas até quase o seu limite.

Aprendemos que a melhor a saída é evitar os excessos emocionais. Quanto mais somos exigidos pela vida, maiores serão os recursos internos que precisaremos descobrir e disponibilizar se quisermos continuar vivos.

Infelizmente, a vida neste planeta, tem como regra o aprendizado e a expansão de nossa consciência através da dor. O amor ainda faz parte de um longo aprendizado.

Muitos nos ensinam que todos nós dispomos de mecanismos internos de expansão da consciência que acabam por desenvolver afetos superiores e um maior senso de equilíbrio do eu interior. Devemos, portanto fazer uma escolha em direção à simplicidade do ser, do existir e do ter, mais conectados a nossa verdadeira essência humana que é divina.

O pensamento e a vontade constroem o destino do ser humano e nunca é tarde para analisarmos e revermos nossa postura. Somente assim seremos capazes de transformar o aspecto da nossa história e alcançar a vitória tão desejada . A conquista do equilíbrio interior e a superação dos próprios limites dependem de nós, pois temos o poder de transformar as diretrizes do nosso caminho quando acordamos para a realidade de nossas tarefas, após graves e sérios acontecimentos. Mudar o panorama dos obstáculos encontrados e acidentes ocorridos, é reescrever o próprio roteiro da vida.

A mente, o amor e a fé são capazes de grandes realizações, caso saibamos trabalhar com nossas disposições mentais e emocionais.

A superação representa para o ser humano uma barreira ultrapassada, obstáculos vencidos, mesmo com grandes dificuldades.

Mas aqueles que estão acostumados às idéias de fatalidade questionam-se sobre a possibilidade de mudança, de transformação. Enfraquecidos e desorientados , não crêem no poder de mudar seus destinos, transformando dor em vitória.

Na luta pela evolução consciente, o fatalista é um fracassado, pois dá maior poder às circunstâncias e despreza seu poder, suas possibilidades, sua força potencial de superação. Devemos lembrar sempre que a Criação Divina é movimento, atividade e não comodismo e a vida é mudança, transformação constante e não mobilismo. Devemos, também lembrar que, a vida atual em que vivemos é uma preparação para a próxima vida. Essa evolução é feita na Terra e em mundos mais evoluídos, de acordo com o adiantamento que o espírito for adquirindo, e nós só vamos evoluir, superando as dificuldades e as tragédias, sem revolta, superando e reaprendendo.



COMO SUPERAR E EVOLUIR:-
A nossa alegria supera nossa tristeza,
Nosso consolo supera nossa dor,
Nossa fé supera nossa dúvida,
Nossa esperança supera nosso desespero
Nosso entusiasmo supera nosso fracasso,
Nossa coragem supera nosso medo,
Nossa força supera nossa fraqueza,
Nossa perseverança supera nossa inconstância,
Nossa paz supera a guerra,
Nossa luz supera nossa escuridão,
Nossa voz supera nosso silêncio
Nossa paciência supera nossa impaciência,
Nosso descanso supera nosso cansaço,
Nosso conhecimento supera nossa ignorância,
Nossa sabedoria supera nossa tolice,
Nossa vitória supera nossa derrota,
Nossa ação supera nosso tédio,
Nosso ganho supera nossa perda,
Nossa resistência supera nossa fragilidade,
Nosso sorriso supera nosso choro,
Nossa gratidão supera nossa ingratidão,
Nossa riqueza moral supera nossa pobreza,
Nosso sonho supera nossa realidade,
Nosso amor a Deus, ao próximo, à vida, nos faz superar tudo!!

Bibliografia:

Texto baseado nos livros:-
Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. VIII – item 21 e cap. XIX – item 2
Revista Cristã do Espiritismo – edição XVI
Livre Arbítrio – Texto “Fatalismo” ( Edgard Armond )
Site Espírita “Gotas de Paz – Mensagens Edificantes

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O RESPEITO A SI MESMO


O respeito é o princípio básico para podermos seguir em nossa longa jornada.


Sem o respeito como princípio, não seremos capazes de discernir o certo e o errado, e com isso estaremos atrasando nossa evolução. É através do respeito para com nossos irmãos, que trabalhamos em nós o discernimento e a tolerância em tudo que nos acontece, porque respeitamos os acontecimentos e nos preocupamos apenas em melhorarmos, para não cometermos os mesmos erros sempre.

O respeito ao outro deve ser um fator preponderante em nossa vida, e desta forma não estaremos invadindo a individualidade de ninguém, mas desenvolveremos em nós uma capacidade infinita de entender o outro como ele é, e não como gostaríamos que ele fosse, e assim sendo sofremos muito menos e aprenderemos muito mais.

Respeitando sempre o tempo de evolução de cada um, desta forma não colocaremos o julgamento na frente das ações do outro. Somente através do respeito aos nossos semelhantes, poderemos desenvolver em nós a Caridade e o Amor.

Quando Jesus disse “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Ele falava sobre o respeito e cumprimento das leis da sociedade em que vivemos e das leis de Deus. Essa máxima não deve ser entendida de uma maneira restrita e absoluta. Como todos os ensinamentos de Jesus é um princípio geral. Esse princípio é uma conseqüência daquele que diz para agir com os outros como gostaríamos que os outros agissem conosco. Prescreve o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja que se respeite os seus. Respeitar para ser respeitado.

Respeitar a si mesmo em primeiro lugar, porque somente desta forma poderá respeitar o outro. Temos o nosso valor Moral individual, e não devemos deixar que a falta de respeito conosco mesmo, seja uma porta aberta para nos tornarmos pessoas tristes e solitárias. Se aprendermos a entender e a reconhecer nossas faltas, teremos condições de respeitar as faltas alheias e cobraremos menos do outro, atitudes, que muitas vezes nós teríamos que ter. Quando não temos o devido respeito por nós mesmos, muitas vezes caminhamos por caminhos tortuosos porque o discernimento e o equilíbrio faltam, deixando-nos com uma capacidade incrível de enxergar a vida como se ela fosse nossa inimiga. Às vezes questionamos Deus e sua existência, sem razão para isso, porque nós mesmos , muitas vezes, não respeitamos as Leis Divinas, queremos todas resoluções de nossos problemas no momento em que queremos e esquecemos que Deus, rege nossa vida e nos dá aquilo que precisamos para nos tornarmos melhores. Não temos outra saída para nosso adiantamento moral a não ser o respeito para conosco, somente desta forma poderemos respeitar nossos semelhantes e aceita-los como se apresentam a nós.

Respeite-se sempre, dê a você a chance de melhorar-se moralmente, porque desta forma terá sempre condições de respeitar o seu próximo.

Somente optando pelo autorrespeito é que conseguiremos o respeito alheio. Encontramos nos outros a mesma dignidade que damos a nós mesmos.

Se nós não nos aceitarmos, quem nos aceitará? Se nós não nos amarmos, quem nos amará?.

Marcos relata em seu Evangelho a seguinte orientação; “Pois ao que se tem será dado, e ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado”.

Realmente, “será dado” (respeito) ao que se respeita e não “ao que não tem respeito ou pensa que tem”. Assim funciona tudo em nossa vida íntima; “Temos o que damos”

Devemos esperar dos outros a mesma dignidade que damos a nós mesmos.

Afinal o que é ter Respeito?

Ter respeito é obedecer as Leis Divinas;
Ter respeito é aceitar o outro como ele é;
Ter respeito é saber que precisamos uns dos outros para evoluirmos;
Ter respeito é reconhecer as faltas que temos em nossa condição moral;
Ter respeito é avançar todos os dias na luz do conhecimento;
Ter respeito é não cair diante das dificuldades;
Ter respeito é não julgar absolutamente ninguém;
Ter respeito é poder oferecer ao outro seu apreço;
Ter respeito é ser amigo daquele que nos procura uma palavra;
Ter respeito é deixar a luz interior de cada um brilhar;
Ter respeito é por em prática o Amor e a Caridade como princípio de vida.

Bibliografia :

Texto baseado nos livros:-
Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XI – item 7 ( Allan Kardec )
Os Prazeres da Alma – Texto “Respeito” – pág. 69 a 71 ( Francisco do Espírito Santo Neto/ Hammed )
Site Espírita “Gotas de Paz – Mensagens Edificantes”

sexta-feira, 1 de abril de 2011

AS MÃES DE CHICO XAVIER - ESTRÉIA HOJE 01/04/2011



Estréia nos cinemas em 1º de abril de 2011


As Mães de Chico Xavier

Sinopse

Três mães vêem suas vidas mudarem completamente... São elas: Ruth, que tem um filho adolescente com problemas sérios relacionado às drogas; Elisa, que tenta compensar a ausência do marido se dedicando integralmente ao seu filho; e Lara, uma professora que passa por um dilema após uma gravidez não planejada. Estas três mulheres vivendo experiências tão fortes e distintas encontrarão o conforto através do médium Chico Xavier.

Após o sucesso em 2010 dos filmes "Chico Xavier", do diretor Daniel Filho, com público recorde na estréia, levando cerca de 3,5 milhões de pessoas às salas de cinema, e "Nosso Lar", com 4 milhões de espectadores, o cinema transcendental programa mais um longa metragem abordando a história de vida do médium mineiro. Estreia no dia 1º de abril nos cinemas de todo o país o filme "As Mães de Chico Xavier", dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes, uma produção da Estação Luz Filmes, com distribuição da Paris Filmes e apoio promocional da Globo Filmes e Telecine. O Filme traz em seu elenco nomes como Nelson Xavier, Caio Blat, Vanessa Gerbelli, Herson Capri, Via Negromonte e Tainá Muller, entre outros.

“As Mães de Chico Xavier” é baseado em fatos reais e conta a história de três mães, vivendo momentos distintos de suas vidas e que vêem sua realidade se transformar repentinamente: Ruth (Via Negromonte), cujo filho jovem enfrenta problemas com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta superar a ausência do marido em casa dedicando-se integralmente ao filho, o pequeno Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. Suas histórias se cruzam quando elas recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do contato mantido com Chico Xavier.

Na produção, Nelson Xavier revive o papel de Chico Xavier. Herson Capri interpreta Mário, marido de Ruth. Caio Blat vive um jornalista que quer investigar o médium. Neuza Borges é a cuidadosa governanta que convive com o casal Elisa e Guilherme (Joelson Medeiros).

"Mães" foi filmado em película 35mm nos meses de abril e maio de 2010, com locações nas cidades de Guaramiranga, Pacatuba, e também em Fortaleza, no Ceará, tendo as filmagens sido concluídas em Pedro Leopoldo (MG), terra natal de Chico Xavier. O filme é inspirado no livro “Por Trás do Véu de Isis”, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior, com roteiro original de Glauber Filho e Emmanuel Nogueira. Luis Eduardo Girão é o produtor e a produção executiva está a cargo de Sidney Girão e Leonardo Leal. A Estação Luz Filmes é responsável pela produção de “Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito”, de 2008, surpreendente sucesso de público, com mais de 500 mil espectadores e que alavancou o gênero transcendental no Brasil, e também co-produtora dos longas “Chico Xavier”, “Área Q” e “O Filme dos Espíritos”.

O longa metragem conta com apoio do BIC Banco, Servis Segurança, Ype, BBTVM, Coelce, Sabesp, Capemisa, Banco do Nordeste, Panavision, UltraLimpo, Ultra Ambiental, Movida, Agência da Boa Noticia, Unifor, Prefeitura de Pacatuba, Bio Agre, VIACG, DistriVideo e Usina 2. O filme teve incentivo da Secretaria de Cultura/Governo do Estado do Ceará e Ancine/Governo Federal. A co-produção é da Associação Estação da Luz, LightHouse, Atc Entretenimento. Os produtores associados são Gerson Sanginitto, Ric Halpern e Fabio Ribeiro.

Informações obtidas no site oficial : http://www.asmaesdechicoxavier.com.br/as-maes-de-chico-xavier.html