Hoje, sinta a presença de Deus, que nos ama e tudo dispõe em nosso favor, confie em seu poder divino.


Abra seu coração para a luz e mentalize energias de perdão, de paz, de alegria e de amor.


Firme o propósito de manter essa sintonia, fazendo brilhar a luz que você tem em seu coração.


Sejam bem vindos ao nosso blogg.

Abraços fraternos.

Familia Redivivo.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O RESPEITO A SI MESMO


O respeito é o princípio básico para podermos seguir em nossa longa jornada.


Sem o respeito como princípio, não seremos capazes de discernir o certo e o errado, e com isso estaremos atrasando nossa evolução. É através do respeito para com nossos irmãos, que trabalhamos em nós o discernimento e a tolerância em tudo que nos acontece, porque respeitamos os acontecimentos e nos preocupamos apenas em melhorarmos, para não cometermos os mesmos erros sempre.

O respeito ao outro deve ser um fator preponderante em nossa vida, e desta forma não estaremos invadindo a individualidade de ninguém, mas desenvolveremos em nós uma capacidade infinita de entender o outro como ele é, e não como gostaríamos que ele fosse, e assim sendo sofremos muito menos e aprenderemos muito mais.

Respeitando sempre o tempo de evolução de cada um, desta forma não colocaremos o julgamento na frente das ações do outro. Somente através do respeito aos nossos semelhantes, poderemos desenvolver em nós a Caridade e o Amor.

Quando Jesus disse “Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Ele falava sobre o respeito e cumprimento das leis da sociedade em que vivemos e das leis de Deus. Essa máxima não deve ser entendida de uma maneira restrita e absoluta. Como todos os ensinamentos de Jesus é um princípio geral. Esse princípio é uma conseqüência daquele que diz para agir com os outros como gostaríamos que os outros agissem conosco. Prescreve o respeito aos direitos de cada um, como cada um deseja que se respeite os seus. Respeitar para ser respeitado.

Respeitar a si mesmo em primeiro lugar, porque somente desta forma poderá respeitar o outro. Temos o nosso valor Moral individual, e não devemos deixar que a falta de respeito conosco mesmo, seja uma porta aberta para nos tornarmos pessoas tristes e solitárias. Se aprendermos a entender e a reconhecer nossas faltas, teremos condições de respeitar as faltas alheias e cobraremos menos do outro, atitudes, que muitas vezes nós teríamos que ter. Quando não temos o devido respeito por nós mesmos, muitas vezes caminhamos por caminhos tortuosos porque o discernimento e o equilíbrio faltam, deixando-nos com uma capacidade incrível de enxergar a vida como se ela fosse nossa inimiga. Às vezes questionamos Deus e sua existência, sem razão para isso, porque nós mesmos , muitas vezes, não respeitamos as Leis Divinas, queremos todas resoluções de nossos problemas no momento em que queremos e esquecemos que Deus, rege nossa vida e nos dá aquilo que precisamos para nos tornarmos melhores. Não temos outra saída para nosso adiantamento moral a não ser o respeito para conosco, somente desta forma poderemos respeitar nossos semelhantes e aceita-los como se apresentam a nós.

Respeite-se sempre, dê a você a chance de melhorar-se moralmente, porque desta forma terá sempre condições de respeitar o seu próximo.

Somente optando pelo autorrespeito é que conseguiremos o respeito alheio. Encontramos nos outros a mesma dignidade que damos a nós mesmos.

Se nós não nos aceitarmos, quem nos aceitará? Se nós não nos amarmos, quem nos amará?.

Marcos relata em seu Evangelho a seguinte orientação; “Pois ao que se tem será dado, e ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado”.

Realmente, “será dado” (respeito) ao que se respeita e não “ao que não tem respeito ou pensa que tem”. Assim funciona tudo em nossa vida íntima; “Temos o que damos”

Devemos esperar dos outros a mesma dignidade que damos a nós mesmos.

Afinal o que é ter Respeito?

Ter respeito é obedecer as Leis Divinas;
Ter respeito é aceitar o outro como ele é;
Ter respeito é saber que precisamos uns dos outros para evoluirmos;
Ter respeito é reconhecer as faltas que temos em nossa condição moral;
Ter respeito é avançar todos os dias na luz do conhecimento;
Ter respeito é não cair diante das dificuldades;
Ter respeito é não julgar absolutamente ninguém;
Ter respeito é poder oferecer ao outro seu apreço;
Ter respeito é ser amigo daquele que nos procura uma palavra;
Ter respeito é deixar a luz interior de cada um brilhar;
Ter respeito é por em prática o Amor e a Caridade como princípio de vida.

Bibliografia :

Texto baseado nos livros:-
Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XI – item 7 ( Allan Kardec )
Os Prazeres da Alma – Texto “Respeito” – pág. 69 a 71 ( Francisco do Espírito Santo Neto/ Hammed )
Site Espírita “Gotas de Paz – Mensagens Edificantes”

Um comentário: