Hoje, sinta a presença de Deus, que nos ama e tudo dispõe em nosso favor, confie em seu poder divino.


Abra seu coração para a luz e mentalize energias de perdão, de paz, de alegria e de amor.


Firme o propósito de manter essa sintonia, fazendo brilhar a luz que você tem em seu coração.


Sejam bem vindos ao nosso blogg.

Abraços fraternos.

Familia Redivivo.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O PRINCIPIO DO PROBLEMA



Quem não gostaria de uma semana, ou um único dia, sem ter que enfrentar problemas ou desafios? Parece que não podemos sair da cama pela manhã sem ter que lidar com algum problema. Alguns dias parecem que tudo o que pode acontecer de errado vai acontecer.


Por que não podemos desfrutar as delicias de uma existência livre de problemas?

Porque somos humanos e cometer erros faz parte da “lista de tarefas” dos seres humanos. Vivendo num mundo imperfeito e imprevisível problemas são inevitáveis e até mesmo um benefício, pois com eles aprendemos, superando-os e evoluindo. Vejamos o exemplo da natureza. A lagarta forma o casulo por instinto, mas para que seja bem sucedida e se transforme em borboleta precisa enfrentar um problema: lutar para sair do casulo. Lembremos que os problemas tem um jeito próprio de moldar o nosso caráter, muitas vezes exigindo de nós humildade.

Os problemas tem a dimensão que lhe queremos dar. Normalmente, quando alguém começa a explicar por que não é feliz, logo vai falando de seus problemas com a esposa ou com o marido, com o trabalho, com os filhos, com o vizinho, etc... Às vezes podemos até concluir que as pessoas não são felizes porque têm problemas. Mas será que a ausência de problemas traria a felicidade? Será que a solução para não ter problemas no casamento, é não casar; para não ter problemas com os filhos é não ter filhos; para não ter problemas no trabalho é não trabalhar?...

Viver é a arte de administrar problemas; eles fazem parte da construção de nossa vida. Problemas são gotas de oportunidades que nos fazem refletir sobre as dificuldades; são etapas a ser vencidas e compreendidas.

Antes de qualquer empreendimento ter sucesso, ele teve de vencer problemas; antes de um amor ser vivido, com certeza alguns problemas tiveram de ser vencidos.

Problemas sempre surgirão; são fatores importantes no processo de crescimento econômico, social, pessoal, profissional e espiritual. Com certeza as grandes mudanças em nossas vidas somente ocorreram quando estivemos diante de problemas. Eles tem duas faces:- uma construtiva e outra destrutiva. Tudo depende de como encaramos o problema. A face construtiva ocorre quando encaramos o problema como uma chance de aperfeiçoamento e a destrutiva quando a pessoa encara o problema como o fim, um sepultamento. Procuremos não exagerar o tamanho dos problemas que nos afligem, para que não nos sintamos pequenos demais diante deles. Quem dramatiza as próprias dores não pode esperar outra coisa da vida senão tragédias e decepções.

“Sem dramas na mente, sem dramas na vida. Deixemos de procurar responsáveis por aquilo que nos ocorre de ruim. Paremos de ser vitimas e reconheçamos que o destino está em nossas mãos. Somos nós quem atraímos as experiências e as pessoas que cruzaram nosso caminho, com nosso modo de pensar, falar, sentir e fazer. Cada um de nós compõe o enredo do filme de nossa vida. Se não estamos gostando do que vemos, mudemos de cena, mudando nossa atitude, pois quando mudamos interiormente para o bem, toda a nossa energia se torna positiva no mesmo instante. Não estrague a saúde com preocupações excessivas, aja. Os problemas são avisos que a vida nos envia para corrigirmos algo, que não estamos fazendo bem. Problemas e doenças são sinais de emergência para que possamos transformar nossas vidas. Se você tem um problema, procure decifrar e agir, para que possa nascer uma nova pessoa dentro de você, pois não existe problema sem solução. Os problemas somente aparecem em nossas vidas quando o acomodamos, em vez de importuná-los com tentativas de soluções. Todo problema torna-se insignificante quando nosso esforço pela busca da solução tem efeito.. Não há como construir um grande futuro sem resolver grandes problemas. Os problemas são o vento que sopra para impulsionar nossas velas pelo mar da existência; deixe-os soprar e vá ajeitando as velas.

Lembremos sempre do velho e verdadeiro ditado “Deus dá o frio conforme o cobertor” Todos nós podemos superar os nossos problemas, tendo em mente que:

Problemas devem ser encarados de forma positiva ( ao invés de reclamar, devemos aceitar os problemas e procurar colher valores positivos ao trabalhar para resolvê-los)

Problemas estimulam o senso de equipe ( mostram que podemos realizar mais coletivamente que individualmente)

Problemas podem nos levar a Deus ( ao enfrentar circunstâncias difíceis, nossa inadequação e impotência, nos levam a lembrar que necessitamos da intervenção de Deus )

Deus me ama tão profundamente que, não me livra dos problemas que eu preciso enfrentar, para amadurecer e me tornar mais forte. Não me poupa das tristezas e decepções que são necessárias para o meu crescimento.


Deus me ama tão profundamente que, me permite experimentar a dor física e a dor da alma, para que eu me torne cada vez mais, sensível e mais humana


Não tem me dado uma vida de riquezas nem de facilidades, mas também não tem me dado uma vida de pobreza extrema e nem de necessidades. Ele me fez entender que o meu tempo aqui na terra é curto, para acumular coisas desnecessárias a minha espiritualidade. Deus tem me dado, principalmente, o que eu posso levar comigo para a erraticidade, que são minhas virtudes e meus defeitos.


Deus, em sua suprema Sabedoria, sabe o que eu preciso para ser feliz.


Deus me ama tão profundamente que tem feito de mim, uma pessoa forte, esforçada, lutadora, que sonha, chora, que cai e levanta e que anseia se realizar espiritualmente

Bibliografia :
Evangelho Segundo o Espiritismo – cap V item 25
O Seu Futuro depende de você – Texto “Principio do problema” pag.98 ( Cesar Romão)
Força Espiritual – Texto “Sem dramas na mente, sem dramas na vida” – pag.127 e 128 ( José Carlos de Lucca )
A Luz dissipa as trevas – vol. 4 ( história “Aspectos do Sofrimento” pag. 111 a 113 ( Paulo Daltro de Oliveira )
Site Espirita “Gotas de Paz – Mensagens edificantes”

Nenhum comentário:

Postar um comentário