Hoje, sinta a presença de Deus, que nos ama e tudo dispõe em nosso favor, confie em seu poder divino.


Abra seu coração para a luz e mentalize energias de perdão, de paz, de alegria e de amor.


Firme o propósito de manter essa sintonia, fazendo brilhar a luz que você tem em seu coração.


Sejam bem vindos ao nosso blogg.

Abraços fraternos.

Familia Redivivo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

INTRIGA, UMA DOENÇA MORAL



A tendência perniciosa que trazemos de comentar o mal , frequentemente se manifesta nas conversações que costumamos manter nos círculos entre “amigos”. Muitas vezes, nos vemos num emaranhado de intrigas e nem nos damos conta, pois a intriga começa a fazer parte de nossa vida, torna-se uma doença moral onde menosprezamos conceitos e éticas para denegrir a imagem do outro.

Não percebemos o quanto estamos sendo cruéis e nos desviando cada vez mais da nossa reforma interior que é necessária para o nosso adiantamento moral, e com esse distanciamento da nossa melhora, nos endividamos cada vez mais moralmente, causando transtornos aos outros e principalmente a nós mesmos, inclusive ao nosso corpo físico e espiritual que nos cobra a todo momento, uma postura voltada para bons pensamentos, bons sentimentos e principalmente boas ações com o nosso próximo, e quando começamos uma intriga estamos nos distanciando desses objetivos de conduta.

Pensamos que as conversas que temos em uma roda social é ingênua ou que não tem nada de mais, mas não percebemos que podemos em apenas uma conversa que para nós pode ser insignificante, estar acabando com a vida de alguém que nem pode se dar ao direito de defesa. Quando propagamos uma intriga estamos apontando os defeitos do outro, que muitas vezes são os nossos e que nós não conseguimos corrigir.

A intriga é um defeito que nos leva a outros defeitos como a maledicência e a inveja.

Através da intriga perdemos a oportunidade de nos melhorarmos interiormente e ainda criamos vários outros defeitos que deveríamos estar trabalhando para não sustenta-los dentro do nosso coração. Com isso, nos tornamos vazios de bons sentimentos porque só alimentamos sentimentos que desfavorecem nossa conduta moral e cada vez mais ficamos a mercê de baixas vibrações ao nosso redor. Muitas vezes nos vemos doentes e aflitos e não sabemos pó que, Tudo fruto de nossas ações contra nossos irmãos de jornada e de ações que violentam a nós mesmos e não nos damos conta. Com a intriga, não existe a felicidade nem a paz interior tão almejada por todos nós.

Devemos sempre nos distanciar de qualquer foco que nos levem a fazer ou dar ouvidos a intrigas, porque não teremos nenhum acréscimo em nossa evolução, muito pelo contrário se buscarmos pela intriga ela nos afastará cada vez mais da nossa evolução.

A intriga é uma forma de colocarmos o outro negativamente em evidência, proporcionamos o julgamento de suas ações e atitudes, e com isso nos tornamos cruéis e não damos o direito da defesa, porque quando propagamos a intriga, entramos num caminho onde nossa condição moral é totalmente abalada e nos tornamos insensíveis ao sofrimento do outro. Desta forma trilhamos um caminho onde a falsidade é nossa companheira e a maledicência é nossa amiga.. Infelizmente este caminho de intrigas apenas nos dá o prazer momentâneo de acharmos que estamos no caminho correto, mas logo vemos que este caminho só nos leva a solidão, porque todos se afastam de nós e com isso não damos a nós a oportunidade da convivência sadia, atrasando e muito a nossa evolução. Não teremos como evoluir, se pautarmos a nossa vida em espionarmos as atitudes e ações alheias.Se a intriga é um vicio hoje em nossas vidas, abandonemos este defeito, procurando a harmonia entre todos que convivem conosco, paremos de olhar a vida do outro e vejamos como está a nossa e façamos as mudanças que forem necessárias para não entrarmos no caminho da intriga que só nos trará transtornos morais, procuremos harmonizar nossa conduta no caminho do bem, Se tivermos algo a falar de alguém que não seja benéfico façamos a opção por calarmo-nos, que é a melhor forma de nos desviarmos dos caminhos da intriga.

Antes de fazermos uma intriga, por menos que seja, não esqueçamos que estamos falando do outro.... Antes de promovermos a maledicência, não esqueçamos que alguém pode ser julgado e condenado. Muitas vezes achamos que falar mal ou questionar o comportamento de alguém é natural, nos enganamos pensando assim.

Jesus nos deixou ensinamentos edificantes da prática da Caridade e do Amor ao próximo....É necessário que tenhamos em mente os bons propósitos para com nossos irmãos e não promovermos a discórdia e a tristeza, devemos buscar sempre a felicidade e a paz que nos acalma o coração e nos deixa muito mais felizes. Promovamos em nossa vida a concórdia entre todos que convivem conosco, pois desta forma estaremos tornando nossa vida mais tranqüila e pautada pelo amor e pela verdade onde a maledicência e a intriga não vão fazer parte da nossa trajetória.

Procuremos refletir a respeito deste tema e busquemos sempre boas conversas, pois desta forma estaremos buscando a nossa melhora e consequentemente estaremos melhorando a vida de alguém.

Reveja seus pensamentos, reveja seus sentimentos e reveja como anda seu coração.. Pense que você pode mudar a sua vida e a do outro para o bem ou para o mal, só depende de você, A prece e o silêncio são os maiores recursos que temos nas mãos.
 
Bibliografia :
Texto baseado nos livros:-
Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XVII – item 3
Manual Prático do Espírita – Texto 20 – pág 102 e 103 ( Ney Prieto Peres)
A Luz dissipa as trevas – vol.1 – ( história sobre intriga e maledicência “Os três crivos” ( Paulo Daltro de Oliveira)
Site Espírita “Gotas de Paz- Mensagens edificantes”

















Nenhum comentário:

Postar um comentário