Hoje, sinta a presença de Deus, que nos ama e tudo dispõe em nosso favor, confie em seu poder divino.


Abra seu coração para a luz e mentalize energias de perdão, de paz, de alegria e de amor.


Firme o propósito de manter essa sintonia, fazendo brilhar a luz que você tem em seu coração.


Sejam bem vindos ao nosso blogg.

Abraços fraternos.

Familia Redivivo.

terça-feira, 15 de março de 2011

DEPRESSÃO

Muitas vezes nos perguntamos o que leva uma pessoa a ter depressão, Sabemos que os sintomas da depressão se manifestam em forma de tristeza contínua, falta de alegria e de esperança, apatia, falta de um sentido para a vida, com a sensação de um imenso vazio, sentimento de abandono ou de desespero, considerando ainda, os sintomas físicos daí decorrentes, como cansaço, dores pelo corpo, choro incontrolável, gastrites e outros mais que se formos enumerar, são infinitos. Muitas são as causas que nos leva a depressão:- como:-


- Aflição antecipada com perdas – “neurose de apego”

- Medo da frustração – “neurose de perfeccionismo”

- Extrema resistência com a auto aceitação – “neurose de vergonha”

- Desgaste energético pelo esforço para manter controle - “ neurose de domínio”

- Formas sutis de auto punição – “neurose de culpa”

- Nítida sensação de que o esforço de melhora é infrutífero - “neurose de ansiedade”

- Acentuada suscetibilidade nos fatos corriqueiros - “neurose de auto piedade”

- Surgimento imprevisto e sem razões de preocupações inúteis - “neurose de martírio”

Sempre que colocarmos nossa felicidade nos bens materiais,nos esquecendo dos bens espirituais, seremos sérios candidatos à melancolia, tristeza, amargura, desalento e o tédio. Todos esses sentimentos, por sua vez, em conjunto ou isoladamente, nos levarão à tão terrível doença que assola a humanidade atualmente, causando assombro. É a doença do século, a depressão

É chegado o tempo em que precisamos reconhecer que , muitas vezes, temos vivido de meras ilusões, uma vida construída de enganos e fantasias. É o momento de pararmos e repensarmos os nossos valores, O que realmente viemos fazer aqui neste mundo? Qual o propósito do nosso Criador? Estamos aqui na Terra para que? Será que estamos aqui para que através das lutas, e das dificuldades possamos aprimorar e engrandecer o Espírito, ou somente para nos preocuparmos com as coisas frívolas, vazias como ter, adquirir mais, sempre mais, ou seja , só para acumularmos bens materiais?

Não, meus amigos, nossa consciência Divina sabe que viemos aqui para algo maior.

Somente a vida material não preenche nosso Eu interior. Portanto é importante compreender que dentro de cada um de nós existe uma centelha Divina, e todas as vezes em que não permitimos que ela se manifeste e se expanda, estamos na verdade bloqueando uma energia que não pode ser retida. Essa energia é que nos leva a nos unirmos ao nosso Criador e a toda a humanidade, pois fazemos parte desse todo, do Universo de Deus. Quando não compreendemos e não damos conta disso, vem o tédio, e o tédio nos leva a depressão. Assim, não deixemos que o tédio tome conta de nossas vidas, é um erro, um engano, pois viemos a esse mundo para crescermos, nos tornarmos ricos em conhecimento e aprendizado.

Em muitas circunstâncias, podemos considerar a depressão como um período de transição, são tempos de mudança e crescimento, épocas de tristeza que antecedem novos horizontes do ser em constante processo de evolução. Aproveitemos todas as oportunidades que nos são dadas.

Deixemos que a centelha Divina se expanda dentro de nós, escutemos a voz bem dentro de nós , é nosso coração que fala através dessa centelha Divina, envolvendo-nos em sentimento de paz, amor,harmonia, fé e confiança em Deus nosso Pai, Usemos o perdão infinitamente, como nos ensinou nosso querido irmão Jesus, Sejamos solidários e atenciosos com as pessoas que nos cercam.

Vamos trabalhar pelo bem do próximo, auxiliando a todos quanto pudermos, pois trabalhar pelo bem comum fará com que nos sintamos úteis o que só nos tornará mais felizes, Façamos aos outros todo o bem que pudermos. Aliviemos a dor do próximo, Pratiquemos a caridade levando amor, paz e compreensão a todos, pois todo o bem e alegria que proporcionarmos aos outros se reverterão duplicados para nós, Essa é a lei da vida. Recebemos aquilo que doamos.

Lembremos sempre que cada um de nós tem sua importância no Universo, pois fazemos parte dele, e todos nós precisamos uns dos outros.

Liberte essa energia maravilhosa e Divina que há dentro de você, e não haverá mais espaço para a depressão. Seja feliz, é só querer!

Bibliografia :
Texto baseado nos livros:
Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. V – item 4 e 25 “A Melancolia”
As Dores da Alma – Texto “Depressão” – pág 187 a 193 ( Francisco do Espírito Santo Neto/ Hammed)
Reforma Íntima sem Martírios – Texto “Depressões Reeducativas – pág. 129, 132 e 133 ( Wanderley S. Oliveira / Ermance Dufaux )
Site Espírita “Gotas de Paz” – Mensagens Edificantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário