Hoje, sinta a presença de Deus, que nos ama e tudo dispõe em nosso favor, confie em seu poder divino.


Abra seu coração para a luz e mentalize energias de perdão, de paz, de alegria e de amor.


Firme o propósito de manter essa sintonia, fazendo brilhar a luz que você tem em seu coração.


Sejam bem vindos ao nosso blogg.

Abraços fraternos.

Familia Redivivo.

terça-feira, 8 de março de 2011

O OUTRO LADO DO CARNAVAL




Os preparativos para a grande festa vem sendo providenciados há meses. As escolas de samba preparam ao longo do ano, as fantasias com que os integrantes vão desfilar nas largas avenidas, em meio ás arquibancadas abarrotadas de espectadores.


Os foliões surgem de diversos pontos do planeta, trazendo na bagagem um sonho em comum: “cair na folia” Pessoas respeitáveis, cidadãos dignos, pessoas famosas, se permitem “sair do sério” ; nesses dias de carnaval. Trabalhadores anônimos, que andam as voltas com dificuldades financeiras o ano todo, gastam o que não têm para sentir o prazer efêmero de curtir dias de completa insanidade. Malfeitores comuns se aproveitam da confusão para realizar crimes nefastos, confundidos com a massa humana que pula freneticamente. Jovens e adultos se deixam cair nas armadilhas viciosas das drogas alucinantes.

Esse é o lado da festa que podemos observar deste lado da vida. Mas há outro lado dessa festa tão disputada: o lado Espiritual.

Narram os Espíritos Superiores que a realidade do Carnaval, observada do além, é muito diferente e lamentavelmente mais triste. Multidões de Espíritos infelizes também invadem as avenidas num triste espetáculo de grandes proporções. Malfeitores das trevas se vinculam aos foliões pelos fios invisíveis do pensamento, em razão das preferências que trazem no mundo íntimo.

A sintonia, no Universo, como a gravitação é Lei da Vida. Vive-se no lugar e com quem se deseja psiquicamente. Há um intercâmbio vibratório em todos e em tudo, E essa sintonia se dá pelos desejos e tendências acalentadas na intimidade do ser e não de acordo com a embalagem exterior. E é graças a essa Lei de Afinidade que os espíritos das trevas se vinculam aos foliões descuidados, induzindo-os a orgias deprimentes e atitudes grotescas de lamentáveis conseqüências,

Espíritos infelizes se aproveitam da onda de loucura que toma conta das mentes, para concretizar vinganças cruéis planejadas há muito tempo.

Nem mesmo as crianças são poupadas ao triste espetáculo , quando esses foliões das sombras surgem para festejar momo.

Quantos crimes acontecem nesses dias... quantos acidentes... quanta loucura...

Enquanto nossos olhos percebem o brilho dos refletores e das lantejoulas nas avenidas iluminadas, a visão dos espíritos contempla o ambiente envolto em densas e escuras nuvens criadas pelas vibrações de baixo teor. E as conseqüências desse grotesco espetáculo se fazem sentir por longo prazo. Nos abortos realizados alguns meses depois, fruto de envolvimentos levianos, nas separações de casais que já não se suportam mais depois das sensações vividas sob o calor da festa, no desespero de muitos, depois que cai a máscara.

Temos 3 casos relatados no livro “Vida e Renovação”, que retrata bem essas situações:

1º caso:- “Um jovem com mais ou menos 16 anos, observa a folia, sentado na calçada. Embora nascido em berço de ouro, era desnudo de afeto e subnutrido de educação. Atendendo a ordem de espíritos zombeteiros, um dos integrantes do bloco convida o adolescente a dançar. Oferece-lhe um cigarro recheado com erva alucinógena , Dança , canta e ri. Não sabe que mais tarde, seu vicio sustentará traficantes, enquanto aproveitadores desencarnados o atirarão em perturbações de conseqüências imprevisíveis.

2º caso:- Num bar de esquina, mais um transeunte se interessa pela algazarra. Depois de alguns goles, atende ao chamado de entidades fanfarronas e junta-se ao bloco. Dança, canta e ri. De volta para casa, encontra a esposa chorando seu abandono. Mantém breve discussão com a companheira para, logo deixar o lar, levado pelo efeito do álcool.

3º caso:- Mais adiante, outra jovem assiste a turba. Na véspera havia sofrido terrível desilusão amorosa, que lhe destruíra os mais singelos planos de felicidade. Abatida atira-se ao bloco, numa atitude mais de desespero do que de alegria. Dança, canta e ri. Retorna ao lar, embriagada e deprimida, põe fim a vida, cortando os pulsos.

O bloco passa. Todos dançam, cantam e riem, Ninguém se importa porém, se naquele dia em menos de uma hora, a cidade ganhava uma suicida, um viciado e um lar destruído.

Por todas essa razões vale a pena pensar se tudo isso é válido. Se vale a pena pagar o alto preço exigido por alguns dias de loucura. Os noticiários estarão divulgando, durante e após o carnaval, a triste estatística de horrores, e esperamos que você não faça parte dela.

A Doutrina Espírita nem apóia, nem condena o Carnaval, o que ela sempre faz é esclarecer. O carnaval é uma festa popular e, como em qualquer outro dia , o importante é buscarmos ficar em equilíbrio e tranqüilidade, sem aflições, nem excessos.

Enquanto muitos se divertem, desequilibradamente,podemos fazer o bem. Se gostamos do carnaval, podemos entrar na festa, mas lembrando sempre que a Doutrina Espírita nos ensina a manter sempre uma postura moral elevada, independente da ocasião.

Aos que gostam do Carnaval, brinquem de forma sadia, sem abusos, tentando manter sempre a integridade psico-espiritual,

Amigos, a Doutrina Espírita nada proíbe ou obriga. Apenas mostra o caminho, esclarecendo quais são as conseqüências dos nossos atos, mostrando a todos o que o mal acarreta, mas respeitando sempre o nosso livre arbítrio.

No mais, para todas as situações da vida, lembremos sempre da recomendação de Paulo de Tarso ( Corintios 10:23 ) “Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo me convém; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas edificam”

“Nenhum espírito equilibrado em face do bom senso, que deve presidir a existência das criaturas, pode fazer a apologia da loucura generalizada que adormece as consciências, nas festas carnavalescas” ( Emmanuel / Chico Xavier )
 
Bibliografia :
Revista Internacional do Espiritismo – jan/2001 – artigo “Emmanuel fala sobre o Carnaval”
Site “Correio Espírita” – Texto “Para se entender o Carnaval e outras festas populares” ( José Carlos Leal )
Vida e Renovação - Narrações de fatos ocorridos durante o carnaval ( Clayton Levy )

Nenhum comentário:

Postar um comentário