Hoje, sinta a presença de Deus, que nos ama e tudo dispõe em nosso favor, confie em seu poder divino.


Abra seu coração para a luz e mentalize energias de perdão, de paz, de alegria e de amor.


Firme o propósito de manter essa sintonia, fazendo brilhar a luz que você tem em seu coração.


Sejam bem vindos ao nosso blogg.

Abraços fraternos.

Familia Redivivo.

quinta-feira, 31 de março de 2011

O RESSENTIMENTO




Há sentimentos que nos enfraquecem, tornando-nos suscetíveis, a perturbações de ordem psíquica, moral, espiritual e física. São sentimentos os quais não nos deixam seguir a nossa jornada. Esses sentimentos travam nossa caminhada, não permitindo que possamos vislumbrar outros horizontes. Um desses sentimentos tão maléficos ao ser humano é o Ressentimento.


O ressentimento nos escraviza à lembranças e fatos negativos. Passamos a nossa existência revivendo um sentimento negativo, que alguém provocou em nós.

O ressentimento é corrosivo da alma, dilapidador da harmonia e da paz, dons sem os quais não te será possível viver a plenitude do bem a que Deus te destina

O ressentimento é sentimento que gera mágoa, e muitas vezes se transforma em raiva e ódio. Ocorre que esses sentimentos são verdadeiros venenos para quem os sente. Alteram todo o metabolismo, provocando desordens de todos os aspectos no corpo físico, seja no sistema nervoso, na reprodução das células, no aparelho digestivo, no sistema imunológico, etc... Sabemos que a partir dai torna-se fácil a pessoa ressentida desenvolver doenças em seu corpo as quais, muitas vezes são de difícil tratamento e cura. Além de ficarmos doentes espiritualmente, tornamo-nos doentes na parte física também. Será que queremos isso para nós? Queremos uma vida saudável, sem ressentimentos e com alegria, ou queremos dor, doença e tristeza?

Com certeza, todos nós em sã consciência optamos pela primeira opção, Então vamos melhorar nossa saúde, começando pelos sentimentos

Muitas vezes passamos a nossa existência revivendo um sentimento negativo,que alguém provocou em nós. Libertemo-nos do passado e dos ressentimentos, das mágoas. O que passou já aconteceu e não há como mudar, mas podemos, fazer um novo amanhã, revivendo, sim, momentos alegres, e que nos fizeram tanto bem.

Guardar ou manter em nós os ressentimentos, as mágoas, as inconformações é nos deixar envolver pelas teias da cólera; é não termos realmente perdoado. Isso é enganoso e muito grave em nosso comportamento. São a maneira de não aceitação das ofensas recebidas. Atingidos em nosso orgulho, sentimo-nos assim e permanecemos, então, ruminando inconformações, amarguras. É o amor próprio ferido, os direitos que exigimos, a retratação de quem nos feriu.

Renunciemos corajosamente a esses direitos e inconformações, mesmo cobertos de razões, e deixemos que o tempo e o amadurecimento natural realizem as transformações naqueles que julgamos terem errado conosco. Façamos a nossa parte, perdoemos incondicionalmente, sem quaisquer restrições.

Na vida temos duas opções: podemos nos apegar a fatos e situações que foram ruins para nós, atraindo outras situações negativas, e males piores, ou revivermos eternamente os bons momentos, atraindo outros ainda melhores e mais felizes para as nossas vidas.

Tudo dependerá da forma como reagirmos diante dos acontecimentos. Podemos ver as dificuldades como algo negativo, ou como lições necessárias ao nosso aprendizado, que nos fortalecem e nos auxiliam no nosso crescimento.

Não nos esqueçamos jamais de que Deus, nosso Pai, não nos desampara e está sempre velando por nós. Assim deixemos os sentimentos menores e sem importância para trás e sigamos felizes em nossa caminhada, com a certeza de que tudo passa, e que dias melhores e venturosos nos aguardam, pois para esse fim fomos criados por Deus.

Esqueçamos as ofensas e os males que outros tiverem nos causado, lembrando que nem todos possuem o mesmo grau de entendimento e evolução. Perdoemos aqueles que nos causam ou causaram dissabores, pois como disse Jesus: “Eles não sabem o que fazem”!!!

Sejamos nós a darmos o primeiro passo, rumo à paz interior que deve reinar dentro de cada um de nós. Essa paz se expandirá, criando uma energia de serenidade, tranqüilidade e alegria ao nosso redor e consequentemente nosso corpo físico agradecerá!!!


O ressentimento é sentimento que nos prende, nos escraviza.


O perdão é sentimento que nos liberta, tornando-nos senhores do nosso destino.


O ressentimento causa peso, sombra e dor.


O perdão nos torna leves, alivia todos os males e tudo ilumina a nossa volta.


O ressentimento corrói a alma de quem sente, provocando feridas de difícil cicatrização.


O perdão cura todos os males e torna a alma tranqüila e serena.


O ressentimento nasce do orgulho ferido.


O perdão nasce da humildade, da indulgência, e da certeza de que todos podem cometer erros e equívocos.


Procuremos não dar guarida ao ressentimento em nossos corações, e caso tenhamos o pressentimento de que ele possa se instalar, busquemos imediatamente substituí-lo pelo perdão e pela misericórdia, lembrando que agindo dessa maneira os maiores beneficiados seremos nós mesmos.
 
Bibliografia :
Texto baseado nos livros:-
Evangelho Segundo o Espiritismo – cap. XI – item 7 ( Allan Kardec )
Os Prazeres da Alma – Texto “Respeito” – pág. 69 a 71 ( Francisco do Espírito Santo Neto/ Hammed )
Site Espírita “Gotas de Paz – Mensagens Edificantes”

Um comentário:

  1. Linda mensagem!
    Desejo que muitas pessoas reflitam ao acessar as mensagens que estão no Blog. Sucesso!
    Bjs...Jú

    ResponderExcluir